Catálogo Eletrônico de Minerais Industriais do Espírito Santo


Página gerada em pesquisa, desenvolvida no Campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), nos anos de 2007 e 2008, por alunos dos cursos técnicos de Informática e Mineração.

Pesquisadores:
- Alexandre Alves
- Ameriana Gomes Santos
- Giovany Frossard Teixeira
- Francisco Antônio da Silva Souza
- Rosana Gabriela Tomazini Mariani

Página do Campus:
www.ci.ifes.edu.br

Argila Refratária

É constituída essencialmente de caulinita e utilizada para fabricar materiais refratários, principalmente os sílico-aluminosos. Adquire este nome em função de sua qualidade de resistência ao calor. Suas características físicas variam, umas são muito plásticas finas, outras não.
Apresentam geralmente alguma proporção de ferro e se encontram associadas com os depósitos de carvão. São utilizadas nas massas cerâmicas dando maior plasticidade e resistência em altas temperaturas, bastante utilizadas na produção de placas refratárias que atuam como isolantes e revestimentos para fornos.
Quanto maior o teor de ferro de uma argila menos refratário é essa argila. Isso ocorre pelo fato do teor de ferro atuar como fundente. Para argilas com alto teor de ferro a cor vermelha fica mais evidente a medida que a temperatura de queima aumenta. A media de queima dessas argilas para produtos cerâmicos fica entre 800ºC e 950ºC.

Reserva Mineral

Medida: 6895018.
Indicada: 302600.
Inferida: 537338.
Lavrável: 6517163.

Producao Bruta

Quantidade Produzida: 89120.
Quantidade Comercializada: 89120.
Valor Comercializado: 179859.00.
Contido: 0.

Voltar

© 2009 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo