Catálogo Eletrônico de Minerais Industriais do Espírito Santo


Página gerada em pesquisa, desenvolvida no Campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), nos anos de 2007 e 2008, por alunos dos cursos técnicos de Informática e Mineração.

Pesquisadores:
- Alexandre Alves
- Ameriana Gomes Santos
- Giovany Frossard Teixeira
- Francisco Antônio da Silva Souza
- Rosana Gabriela Tomazini Mariani

Página do Campus:
www.ci.ifes.edu.br

Outras rochas ornamentais

Nesse grupo estão incluídos diversos tipos de rochas, como variedade de rochas sedimentares e metamórficas. As Sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes, existe grande probabilidade de conterem material fóssil e formam as bacias.
As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois são as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:
1. pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas (conhecidas como rochas sedimentares clásticas);
2. pela deposição dos materiais de origem biogénica;
3. pela precipitação de substâncias em solução.
Elas também podem ser classificadas segundo a composição em: Arenitos, argilitos,siltitos, conglomerados e brechas. As metamórficas são aquelas formadas por transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.
As rochas metamórficas são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes.
Não apenas as rochas sedimentares ou ígneas podem sofrer metamorfismo, as próprias rochas metamórficas também podem, gerando uma nova rocha metamorfizada com diferente composição química e/ou física da rocha inicial.
Devido as mudanças ocorridas na composição, estrutura e textura, essas rochas muitas vezes apresentam o chamado movimento ou rocha movimentada, que são na verdade camadas de minerais distribuídos pela rocha que apresentam determinadas direções, e até mesmo colorações variadas.

Reserva Mineral

Medida: 5071848.
Indicada: 128000.
Inferida: 51502.
Lavrável: 5001254.

Minas

Pequenas: 19.
Médias: 0.
Grandes: 0.

Voltar

© 2009 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo