Catálogo Eletrônico de Minerais Industriais do Espírito Santo


Página gerada em pesquisa, desenvolvida no Campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), nos anos de 2007 e 2008, por alunos dos cursos técnicos de Informática e Mineração.

Pesquisadores:
- Alexandre Alves
- Ameriana Gomes Santos
- Giovany Frossard Teixeira
- Francisco Antônio da Silva Souza
- Rosana Gabriela Tomazini Mariani

Página do Campus:
www.ci.ifes.edu.br

Areia Industrial

Material composto de partículas minerais inconsolidadas, cujos tamanhos se enquadram numa faixa de variação definida e as partículas são constituídas predominantemente de quartzo. De modo geral, areias industriais são areias beneficiadas para serem utilizadas como insumo mineral pela indústria. As areias para fins industriais são produzidas principalmente a partir de aluviões, arenitos e quartzitos.
A areia quartzosa apresenta utilização bastante variável devido a certas características básicas, como: ampla distribuição granulométrica, forma dos grãos, porosidade e permeabilidade e composição química. É necessário que a areia seja predominantemente silicosa, e há jazidas que possibilitam a produção de sílica praticamente pura.
As principais aplicações das areias industriais são: indústrias de vidro, indústrias cerâmicas, fundição, siderurgia, indústrias de cimento, indústrias de fertilizantes e defensivos agrícolas, abrasivos, refratários ácidos, meios filtrantes, padrão para medidas físicas, desmonte hidráulico, entre outras.

Reserva Mineral

Medida: 4301712.
Indicada: 1145850.
Inferida: 0.
Lavrável: 5337288.

Producao Bruta

Quantidade Produzida: 23442.
Quantidade Comercializada: 23442.
Valor Comercializado: 174746.00.
Contido: 0.

Minas

Pequenas: 2.
Médias: 0.
Grandes: 0.

Voltar

© 2009 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo